sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Treino de Laço

Buenas Gauchada!!!

Feliz por demás que chegou a sexta-feira, mais ainda porque hoje no mais tardar tem treino no CTG Amigos da Cavalgada a partir das 19h30. Esperamos por você xirú.





O tiro de laço era inicialmente praticado pelos peões e capatazes das fazendas nos interiores do Estado. Com o passar do tempo acabou por tornar-se uma modalidade de esporte muito praticada pelos laçadores. 
Um bom laçador deve ter muito equilibrio e precisão na hora de lançar sua corda, pois acertar na cabeça da novilha em movimento não é tão simples quanto parece. 

Essa prática é muito comum em rodeios, onde vários peões de várias fazendas se reunem durante um certo periodo de tempo para competir e descobrir quem é o melhor laçador do Estado.
A prova de tiro de laço é realizada em uma cancha, com terra ou areia no chão. O ginete, como é chamado o peão laçador deve estar montado em um cavalo a espera da soltura da novilha.
Há um espaço de 100 metros de pista. É nesse espaço que o ginete possui cinco chances para conseguir laçar a novilha pelas guampas. 
O ginete para desempenhar bem essa tarefa é preciso que tenha muita habilidade com o laço, que possui aproximadamente 20 metros e 8 metros de circunferência. Para acertar a laçada nas guampas do aninal é necessário que o movimento de lançar a corda seja perfeito, e feito com muita precisão e força. 
Ainda, é preciso que o ginete tenha total dominio sobre o seu cavalo, pois, caso contrário, mal conseguirá aproxirmar-se da novilha para jogar o laço. 
É considerado o vencedor quem tiver 100% de aproveitamento nos tiros, lembrando, que a novilha deve ser sempre laçada pelas guampas. 
Ainda, para quem deseja competir é importante lembrar que para esta atividade é obrigatório que o competidor, o peão, esteja usando trajes típicos de gaúcho, ou seja, camisa, botas, bombacha, guaiaca, chapéu, lenço e faca.
Aprender a laçar não é esporte fácil, mas com certeza é muito bonito de se ver.



Por: Lucas Pinho de Mello

1 comentários:

Anônimo disse...

bah muito legal

Postar um comentário