segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Estréia Contos Gauchescos, o filme


A estréia de Contos Gauchescos, o filme, encerrará as comemorações do centenário de publicação do clássico de João Simões Lopes Neto

O filme entra em cartaz simultaneamente em Porto Alegre e municípios do Estado a partir de 02 de novembro

Encerrando as efemérides do centenário de publicação (1912-2012) do livro de João Simões Lopes Neto, Contos Gauchescos, o filme, chegará às telas de diversas cidades gaúchas em novembro. Porto Alegre, Pelotas e Santa Maria já estão confirmadas e outras cidades deverão integrar o circuito. Antes da estréia, o filme cumpre duas agendas internacionais no Festival Internacional de Cinema de Montevidéu e na Universidade Livre de Berlim, onde será a principal atração do evento comemorativo ao centenário do livro organizado pelo Departamento de Estudos Latino-americanos a cargo da Profa. Dra. Ligia Chiappini, uma das principais especialistas na obra do escritor gaúcho. Contos Gauchescos estreia no circuito comercial de cinemas no próximo dia 2, em Porto Alegre e outros municípios do RGS. No dia 5, as 19:30 hs, haverá uma sessão especial promovida pelo Studio Clio e a Cervejaria Coruja com a participação do Prof. Luís Augusto Fischer e do crítico e roteirista João Luiz Martinez. Na ocasião, haverá um brinde com a Cerveja Coice e a participação do escultor Caé Braga, parceiro da criação da bebida, que realizará uma obra artística.

Luiz Marenco conta sua história em vídeo


Biografia de Luiz Marenco

Com quase 20 anos de carreira, uma discografia de 20 obras, 18 CDs e 2 DVDs, Luiz Marenco é hoje um dos espetáculos nativistas mais requisitados do sul do Brasil, tendo a consciência de que seu canto esta ligado a terra, valores, hábitos e costumes de seu povo. Natural de Porto Alegre/RS, nasceu no dia 22/12/1964 e começou a se interessar pela música aos 08 anos de idade, quando ganhou seu primeiro violão. Sua carreira profissional iniciou em 1988, quando começou a participar de festivais , movimento importante para a cultura de nosso estado e que lhe rendeu grandes conquistas em âmbito regional. Seu canto já percorreu vários estados do Brasil, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Brasília e Tocantins, assim como na Argentina, Uruguai e Paraguai fazendo apresentações ao lado Santiago Chalar e espetáculos e gravações com Pepe Guerra e Jorge Nasser(cantores do folclore Uruguaio), além de gravações com Antonio Tarrago Ros e Ramon Ayala da Argentina .

Documentário dirigido por Esther da Veiga e Odoni Perin.